terça-feira, 3 de junho de 2014

RIBEIRÃO DO MEU CONTENTAMENTO


Acho que já o disse antes, mas vou repetir: é de alma lavada que regresso de Ribeirão Preto onde, num grupo de escritores da Academia Cabo-verdiana de Letras, participei nos eventos culturais ali realizados, a 14ª Feira do livro de Ribeirão Preto e particularmente a Oficina Cultural Cândido Portinari, célebre político, poeta, professor e sobretudo pintor do povo brasileiro (1903-1962). Decorre a Oficina num outro ex-libris da cidade, a centenária Biblioteca Padre Euclides.
A preservação e dinamização do espaço corre por conta da querida Fatu Antunes, uma cabo-verdiana de gema e “menininha de Soncente” pa desaforo, que vive no Brasil há muito e agora empresta o seu talento a Ribeirão Preto sem, todavia, esquecer as suas ilhas de “pedra e vento” no dizer poético de Manuel Lopes. Foi assim que Fatu moveu céus, terra e cofres até levar a Ribeirão a delegação de escritores de que fiz parte.
Os 5 escritores que Corsino Fortes comparou aos dedos da mão pela cumplicidade e complementaridade das intervenções, levaram o trabalho de casa afinado o que, juntando-se à generosidade dos nossos anfitriões em Ribeirão e S. Carlos, permitiu um alto nível de desempenho apreciado por todos.
Desde as “Prosas de Saberes” envolvendo a literatura infanto-juvenil num criativo diálogo entre texto e imagem e o tema geral “Lendo África” até “Combinando palavras com Vera Duarte” em show de Rap e de carinho no secular teatro D. Pedro II, passando pela experiência de escrever a partir de Cabo Verde, o percurso da literatura do Arquipélago em Power-Point e verbo solto de Brito Semedo ou Dany Spínola, o magnífico dueto de poesia entre Corsa de David e Alfredo Rosseti, sem esquecer o pano de fundo da Ponte de Afetos entre Brasil e Cabo Verde estendido por Fátima Bettencourt. Tudo se encaixou para erguer um edifício sólido que colocou o nosso país, moda badiu ta fla, “Riba lá”.
E como se não bastasse vieram os maravilhosos momentos de convívio com amigos antigos e recentes, qual deles o mais querido e inesquecível. Momentos que não posso deixar de referir, paralelos ao programa oficial, mas nem por isso menos gostosos, com Lauro Moreira, deliciosa surpresa e delicioso convívio no seu belíssimo apartamento com a gentilíssima esposa, bebericando uma água tónica com gelo e limão enquanto se visualizava um vídeo de poesia em que o talentoso Lauro mistura sensibilidades poéticas e musicais incluindo Jorge Barbosa e Ildo Lobo. Um raro privilégio!
Outro momento igualmente inesquecível foi o almoço em casa da Semíramis, qual raínha lendária da antiguidade, semeando, em vez de jardins suspensos, beleza e magia nos livros para crianças (dela e dos outros), quisera eu vir a ser um desses outros! Ora essa beleza e magia não são ferramentas de que Semi lança mão apenas no trabalho. É tão somente a natureza dela. Foi assim que reuniu toda a família sob a asa protetora da Dona Leia para homenagear da forma mais calorosa o grupo de escritores cabo-verdianos. Embandeirados em arco colocaram uma bandeira de Cabo Verde ao lado duma brasileira com fundo musical de Cesária Évora. Confesso que foi difícil conter a emoção até porque outros momentos se sucediam já que aquela magia é marca da família. Haja coração!
Todos sem exceção estão agora aqui no lado esquerdo do meu peito: Dona Leia e suas ternas mãos no meu rosto dizendo: “Você é linda! Tem uma aura tão bonita!”; The Queen como eu chamo à irmã pianista, ela sabe porquê; Jonathan se equilibrando sobre uma cadeira ou muro à procura do melhor ângulo, Canon em punho; todos os irmãos, cunhadas,  da Semi, que família linda e que casa, digo mais, que lar! Guardado por um gato de pedra, obra da Semi que diz que o bichano não é dela, mas pulou o muro do jardim, instalou-se e nunca mais foi embora. Como eu entendo esse gato! Eu própria achei aquele lugar muito próximo do paraíso. O meu abraço deste lado do mar. Saravá queridos amigos!
                                                                                             Fátima Bettencourt – 03 Junho 2014

Sem comentários: